O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), membro da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) disse, durante participação na Conferência Biodieselbr, que está otimista com a atenção que o governo eleito deve dar ao setor de biodiesel.

“Tem algumas condições de contorno que vão definir muito o cenário do próximo governo. Primeiro deles: a sustentabilidade veio para ficar. E, ela, embora já fosse um tema importante, a própria declaração do presidente eleito, Lula, de fazer dessa questão da sustentabilidade a sua disposição de ir à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), mostra que este tema adquirirá ainda maior relevância. Então, isso me parece que é uma questão muito positiva”, disse o deputado durante, durante o evento que acontece entre 7 e 8 de novembro, em São Paulo, com apoio da Ubrabio.

Arnaldo Jardim destacou ainda a crise internacional dos combustíveis e a guerra entre Ucrânia e Rússia que, segundo ele, têm feito que os países busquem mais autonomia no fornecimento de combustíveis. Ele lembrou que o Brasil é “extremamente dependente” da importação de diesel, ao ponto de 28% do combustível em uso no país ter de ser importado.

Para o deputado, o país deveria evitar esse gasto com importação de diesel, enviando dólares para outros países, e investir esses recursos no Brasil, na produção de biocombustíveis. “A cadeia do biocombustível e a cadeia do biodiesel, em peculiar, é geradora de empregos e criadora de oportunidades. O Selo Biocombustível Social, por exemplo, é uma marca que nós não queremos abrir mão no biodiesel. Portanto, tudo isso me dá uma conjuntura de que estou muito otimista (com o novo governo). O setor de biodiesel já é reconhecido, mas acho que este reconhecimento tem todas as condições para ser ampliado”, disse Arnaldo Jardim.