A unidade de produção de farneseno da Amyris poderá ser a primeira planta certificada pelos padrões RSB no Brasil

McLean, VA – 17/Setembro/2013 – A RSB Services Foundation, entidade operacional da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), um sistema de certificação com padrões globais de sustentabilidade para biocombustíveis e biomateriais, tem a satisfação de anunciar que a Amyris, Inc. (NASDAQ: AMRS), solicitou a certificação RSB. A Amyris, uma empresa líder na área de químicos e combustíveis renováveis, é uma dos primeiros produtores de bioquímicos de segunda geração, em escala comercial, trabalhando em estreita colaboração com a Total na área de combustíveis renováveis.

A certificação de sustentabilidade RSB foi planejada pela Amyris para abranger a produção de farneseno renovável em sua unidade industrial de Brotas, estado de São Paulo, produzido a partir de cana-de-açúcar. O farneseno é um hidrocarboneto líquido renovável, formado por uma longa cadeia ramificada, e é utilizado como uma alternativa aos combustíveis fósseis, incluindo diesel isento de enxofre, querosene de aviação renovável, emolientes, óleos aromáticos e lubrificantes automotivos.

“Ao se comprometer com a certificação RSB, a Amyris mais uma vez se posiciona como uma empresa líder, reconhecendo a importância de padrões de sustentabilidade rígidos e confiáveis na indústria bioquímica. Estamos muito impressionados com o compromisso da Amyris com a sustentabilidade e contentes por eles serem a primeira organização a solicitar a certificação RSB no Brasil”, disse Peter Ryus, CEO da RSB Services.

“A Amyris está comprometida em fornecer produtos renováveis para permitir um futuro sustentável , desde nosso diesel e nosso combustível de aviação renováveis até nosso esqualeno, emoliente para cosméticos. A partir do nosso sucesso no projeto da Artemisinina, um precursor de medicamentos antimalária, procuramos ter um impacto positivo tanto em nossas comunidades locais quanto no planeta”, disse Zanna McFerson, Diretora de Negócios da Amyris. “Estamos ansiosos para buscar a certificação RSB para a nossa primeira planta industrial de produção de farneseno no Brasil e para demonstrar aos nossos parceiros e clientes que a Amyris pode atender às mais rigorosas normas de sustentabilidade”.

“Estamos satisfeitos com o fato de que a Amyris esteja buscando a certificação RSB. Total e Amyris compartilham um forte compromisso com o fornecimento de combustíveis sustentáveis para seus clientes, sem comprometer seu desempenho. Nossos esforços de sustentabilidade são particularmente importantes para o combustível renovável que desenvolvemos em conjunto, o qual planejamos comercializar a partir do próximo ano”, disse Philippe Marchand, Diretor de Biotecnologia da Total New Energies.

Sobre o RSB

A Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) desenvolveu um padrão global e um sistema de certificação de sustentabilidade para a produção de biomateriais. O padrão RSB representa um consenso global de mais de 100 organizações, incluindo agricultores, refinarias, reguladores e ONGs, e foi projetado para garantir a sustentabilidade da produção de biomateriais, ao mesmo tempo em que simplifica seu atendimento pela indústria. As organizações certificadas pela RSB demonstram que suas operações são realizadas de maneira responsável, o que inclui proteção de ecossistemas naturais, segurança alimentar, respeito aos direitos humanos e de uso da terra, manejo adequado dos recursos hídricos e condições apropriadas de trabalho. A RSB é membro integral da ISEAL Alliance. Mais informações podem ser encontradas em www.rsbservices.org.

Sobre a Amyris, Inc.

A Amyris é uma empresa integrada de produtos renováveis focada em oferecer alternativas sustentáveis para uma ampla gama de produtos derivados do petróleo. A Amyris usa sua plataforma industrial de biologia sintética para converter açúcares vegetais em uma variedade de moléculas de hidrocarbonetos — componentes flexíveis que podem ser utilizados em uma grande diversidade de produtos. O portfolio inicial de produtos da Amyris é baseado no Biofene®, marca da Amyris para seu farneseno, um hidrocarboneto renovável. A Amyris está comercializando esses produtos como ingredientes No Compromise® em cosméticos, fragrâncias e sabores, polímeros, lubrificantes e produtos de consumo, e também como combustível renovável diesel e para jatos. A Amyris Brasil Ltda., uma subsidiária da Amyris, supervisiona o estabelecimento e expansão da produção da Amyris no Brasil. Mais informações sobre a Amyris estão disponíveis em www.amyris.com.