A Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel – participou nesta quinta-feira(8), ao lado da Frente Parlamentar do Biodiesel, da reunião com a Ministra da Casa Cilvil, Gleyse Hoffman – para apresentar a proposta de novo Marco Regulatório para o setor.

O Presidente da Frente, Deputado Jerônimo Goergen, reforçou os benefícios do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, PNPB, na geração de empregos, sustentabilidade do meio-ambiente e principalmente na inclusão social com a agregação de mais de 100 mil famílias agricultoras no Programa. Goergen enfatizou a necessidade de uma decisão política do Governo Federal para expandir esses benefícios à sociedade e dar para a indústria condições de prever os investimentos, já que tem capacidade produtiva ociosa. “O setor não pode continuar sem saber o seu futuro”, afirmou o Deputado, que revindicou à Ministra Gleise Hofman a aprensetação de uma Medida Porvisória instituindo imeditamente o B7 (7% de Biodiesel no diesel fóssil) e o B20 Metropolitano.

O Presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, reconheceu que o PNPB foi muito bem conduzido pelo Governo e que agora é preciso dar novos passos em direção ao fortalecimento do Programa: “ Se tanta coisa boa foi obtida com o PNPB, por que não expandir isso?”, indagou Diego Ferrés.

Para a  Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores  – a construção do Marco Regulatório para o setor do Biodiesel é essencial para a indústria automobilística, já que isso dá condições de programar testes e dar melhor atendimento aos consumidores.

A Ministra Gleise Hoffman afirmou que o Programa de Biodiesel está entre as prioridades do Governo e determinou que sejam consolidados os estudos sobre o setor dos vários grupos técnicos  de trabalho do Executivo e enviados à esfera decisória do Governo. Ficou acertado entre os representantes da Casa Civil e a Frente Parlamentar do Biodiesel que este trabaho será feito durante o mês de janeiro e na volta dos recesso parlamentar, no início de 2012, será discutida mais objetivamente uma minuta de Medida Provisória e de novo Marco Regulatório tratando da ampliação gradativa da mistura, de incentivos à exportação e questões tributárias.

O Presidente da Ubrabio saiu da reunião extremamente otimista com a atuação da Frente Parlamentar, atuando efetivamente para traçar uma agenda rápida, e com o posicionamento do Executivo: “é a primeira vez que se tem uma posição clara durante o Governo Dilma. Houve uma acolhida positiva à Frente e aos pleitos do setor.”, concluiu Diego Ferrés.