Em sua quarta edição, a Cúpula C40 Summit, realizada pela primeira vez na América Latina, de 31 de maio a 02 de junho, reuniu mais de 36 prefeitos e representantes de cidades como Buenos Aires, Nova York, Madri, Londres, Hong Kong, Amsterdã, Moscou, entre outras, em São Paulo.

O evento internacional debateu a questão da sustentabilidade nas grandes metrópoles e ainda abordou temas como eficiência energética, gestão integrada de resíduos e geração de energia, além da medição de emissões e dos investimentos nas indústrias verdes.

Os participantes puderam também ver de perto o pioneirismo da cidade de São Paulo no combate à poluição. Hoje, a capital paulista já conta com mais de dois mil ônibus movidos a Biodiesel, a maior frota movida a B20  do país. O Biodiesel é capaz de reduzir em até 57% as emissões de gás carbônico.

Sobre a C40 – A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para discutir o papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Surgiu com uma iniciativa do prefeito de Londres em 2005. Seu propósito é incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades para reduzir as emissões de carbono e promover ações com o objetivo de reduzir os efeitos do aquecimento global.

Fact Sheet Why Cities

Fact Sheet C40 Cities Climate Leadership Group

Fact Sheet C40 Cities Climate Leadership Group Mayors

C40 Cities Newsletter

Plano de Controle de Poluição Veicular no município de São Paulo

The Carbon Finance Capacity Building Program – The World Bank

Ações da Secretaria Municipal de Transportes 2011

Síntese de Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa do município de São Paulo

Projeto de Desenvolvimento Urbano de São Paulo

Carta de Recomendação em Saúde SP C40

The New Rotterdam

Rotterdam – Mitigation Annual Plan 2010

Green areas developement in Moscow

Energy Efficiency and Climate Protection in Moscow

Buenos Aires Facing Climate Change