Os conceitos, objetivos e ferramentas do RenovaBio serão discutidos em Brasília, no dia 7 de maio, durante o seminário Bioquerosene e RenovaBio. O evento será uma oportunidade para o setor dialogar e apresentar encaminhamentos para a consulta pública das metas da política de biocombustíveis.
O superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Pietro Mendes é um dos palestrantes e vai falar sobre regulação.
Segundo Pietro, a ANP tem participado ativamente do RenovaBio desde a concepção do texto do Projeto de Lei e também dos estudos técnicos que embasaram sua criação.
“Na visão da Agência, o Programa representa uma oportunidade de ser valorizada a eficiência do processo produtivo ao serem premiadas usinas mais eficientes e contribuirá com as metas firmadas pelo Brasil na COP-21 e 22 para redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Em adição, o estímulo à produção de biocombustíveis contribui para o abastecimento nacional”, explica Pietro.
Em relação à consulta pública, que deve ocorrer entre 30 de abril e 16 de maio, o superintendente conta que a ANP adota, antes da edição das Resoluções, consulta e audiência públicas como forma de dar transparência ao processo e para melhorar a proposta da Agência.
“Nossa expectativa é de que os agentes participem e contribuam para o estabelecimento de uma regulação bem-sucedida”, destaca.
O seminário Bioquerosene e RenovaBio será no auditório do CNPq e é organizado pela Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Embraer e Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis de Aviação, com apoio do Ministério de Minas e Energia, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Embrapa, CNPq, Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e GOL Linhas Aéreas.
Confira a programação aqui e adicione ao seu calendário.
Seminário Bioquerosene e RenovaBio
Quando: 07 de maio de 2018 (segunda-feira), das 9h às 17h
Onde: Auditório do CNPq, Brasília-DF (SHIS QI 01, Conjunto B, Edifício Santos Dumont, Lago Sul Brasília/DF. Telefones: (61) 3211-9818/9244/9642)
Vagas limitadas e sujeitas a confirmação.