A troca de experiências entre países para acelerar a substituição do uso de combustíveis fosseis por renováveis é urgente, avalia Bonny Berger, chefe da seção comercial da Embaixada do Canadá no Brasil.

“O Canadá se voltou para o Brasil para aprender todas as formas de combustíveis limpos, e isso nos ajudou a mudar a nossa matriz de combustíveis limpos. E, o Brasil também se voltou para o Canadá. Há muito o que o Canadá pode aprender com o Brasil, e o Brasil com o Canadá nesse caminho para combustíveis limpos. O Canadá vê os combustíveis limpos como o caminho para equilibrar as nossas emissões de gases de efeito estufa”, destacou a chefe da seção comercial da Embaixada do Canadá durante a mesa “Experiências internacionais de uso do biodiesel e benefícios à sociedade”, realizada durante a abertura da III Biodiesel Week, que em 2022 aconteceu de forma presencial no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados.

Sobre os compromissos de metas ambientais assumidos pelos países na transição para modelos econômicos de baixo carbono, Bonny disse que não existe caminho para zerar as emissões que não inclua os combustíveis limpos, incluindo o biodiesel.

“É evidente que o nosso mundo livre de emissões será liderado por duas vias: combustíveis limpos e energia limpa. Há 16 anos, o governo (canadense) anunciou uma estratégia ampla para combustíveis renováveis”, ressaltou a representante canadense.