Diretor executivo da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), João Henrique Hummel foi também um dos palestrantes da III Biodiesel Week, que, em 2022, voltou a ter atividades presenciais após dois anos de edições online.

Em sua fala, Hummel reforçou a necessidade de se consolidar a política nacional dos biocombustíveis, e relembrou que a indústria do biodiesel ajuda o Brasil não apenas no aspecto energético, mas também econômico e de saúde.

“Temos que olhar todo os aspectos social e da saúde, os benéficos que o biodiesel pode colaborar. Isso tem que ter um acompanhamento, o grande desafio é fazer este monitoramento da política nacional do biodiesel, fomentar, ver estes benéficos para a sociedade. Cada dia que vamos conversando com os parlamentares vamos entendendo que este tema tem que ser amplamente debatido dentro do Congresso Nacional”, disse.

Para o diretor executivo da FPBio, é essencial que se busque uma frente ampla em defesa do biodiesel, buscando aproximar diferentes vozes para que se busque consensos.

“Estamos vendo o Congresso puxando para si esta responsabilidade de monitorar estas pautas. É um diálogo constante que vamos obter com outros segmentos e entes do governo federal para questão política seja feita”, disse Hummel, acrescentando que uma evolução na utilização do biodiesel vai ser importante não apenas para trazer empregos qualificados, mas para ajudar o Brasil a cumprir metas climáticas definidas no Acordo de Paris e na última COP 26, em Glasgow, Escócia.