A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), em parceria com a Embrapa Agroenergia e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vai realizar a II Biodiesel Week entre os dias 09 a 13 de agosto. O evento online e gratuito apresentará palestras e realizará debates sobre diferentes aspectos em discussão atualmente no setor de combustíveis, especialmente do biodiesel.

Realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional do Biodiesel, 10 de agosto, a II Biodiesel Week contará com a participação de autoridades do governo e outros agentes públicos, parlamentares, empresários, agricultores, pesquisadores e representantes de vários segmentos da sociedade para debater o papel deste biocombustível no desenvolvimento econômico sustentável brasileiro e mundial.

Nos cinco dias de webinar serão tratados os seguintes temas: O biodiesel no mundo; Qualidade do diesel ao consumidor – o valor além do preço, aspectos sociais, ambientais e de saúde pública; O mercado do biodiesel; Os biocombustíveis do futuro; além das Políticas Socioambientais e de Governança para Valorização da Indústria Nacional, a chamada ESG (environmental, social and governance).

O biodiesel, combustível que usa na sua matéria-prima óleos vegetais, gorduras animais e óleo de fritura usado, atualmente é misturado na proporção de 12% ao diesel de petróleo. Este biocombustível é um dos principais instrumentos do Estado brasileiro para atingir as metas de descarbonização da matriz de transporte e cumprir os acordos internacionais do clima assinados pelo Brasil, já que tem a capacidade de reduzir em até 80% as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, um dos objetivos da Biodiesel Week é ampliar o debate sobre o papel deste biocombustível na matriz de transportes, na economia como um todo e na oferta de combustível menos poluente ao consumidor.

“A Biodiesel Week tem como meta ampliar o debate dos temas mais importantes para os biocombustíveis no Brasil e no mundo. A segunda edição do evento demonstra essa amplitude através da parceria com a EPE e Embrapa. Com a Biodiesel Week, esperamos ampliar essa massa crítica diante de um tema tão importante”, disse Juan Diego Ferrés.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, ressalta que eventos como a Biodiesel Week, que buscam ampliar a discussão sobre o papel dos biocombustíveis na transição para modelos econômicos de baixo carbono, são estratégicos para o desenvolvimento do segmento.

“Dada a importância do Biodiesel para a economia nacional, é natural que um evento dedicado a ele fosse organizado com tais objetivos. A II Biodiesel Week, portanto, nasce com esse objetivo. Tenho certeza que o evento será palco de debates de altíssimo nível e estratégicos para o desenvolvimento do setor”, afirma Alexandre Alonso.

A diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Planejamento Energético (EPE), Heloisa Borges, destaca que a produção e uso de biocombustíveis representam uma oportunidade para acelerar uma transição ecológica e energética socialmente aceitável, embasada em condicionantes como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e distribuição de riqueza.

“O papel central dos biocombustíveis está claro na estratégia energética brasileira. No caso do biodiesel, sua produção e uso têm potencial de incluir no mercado contingentes populacionais de menores níveis de renda e afetar suas oportunidades econômicas e sociais, com geração de emprego e renda, além de outros impactos socioeconômicos e ambientais que constituem um fator central da estratégia brasileira de desenvolvimento sustentável. O papel central dos biocombustíveis está claro na estratégia energética brasileira”, disse Heloisa.

Confira a programação

Sobre o Biodiesel 

O biodiesel é um combustível elaborado com base em matérias-primas vegetais, como óleo de soja e de outras oleaginosas, gorduras animais descartadas e óleo de fritura usado. Desde 2008, a legislação prevê que o biodiesel deve ser misturado ao diesel de petróleo.

Sobre a Ubrabio 

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem fins econômicos, que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva de biocombustíveis. A entidade atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

A representação da Ubrabio compreende produtores de biodiesel e bioquerosene e das matérias-primas necessárias à produção, além de fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, tecnologias e serviços relacionados a esta cadeia produtiva.

Sobre a EPE 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), criada em 2004, é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia e tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, englobando energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustíveis.

Sobre a Embrapa Agroenergia 

A Embrapa Agroenergia é uma das 43 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e atua para promover a competitividade da bioeconomia brasileira. O modelo de negócios é focado na geração de ativos pré-tecnológicos e tecnológicos para inserção no mercado de inovação. Para tanto, adota um modelo de inovação aberta, que permite cooperar com instituições e empresas públicas e privadas para desenvolver soluções eficientes e sustentáveis de conversão de biomassa e resíduos agroindustriais em biocombustíveis e bioprodutos.

II-Biodiesel-Week

Serviço 

II Biodiesel Week
Data: de 09 a 13 de agosto de 2021
Horário: Das 16h às 18h

Informações para imprensa:
Comunicação Ubrabio: (61) 2104-4411

Usina Multimídia – falar com:
Leonel Rocha (61) 99985-3345
Email: rocha.leonel@hotmail.com

João Negrão (61) 991218651
Email: joaonegraobsb@gmail.com

Secretaria Executiva – falar com Kênia (61) 2104-4411
Email: kenia@ubrabio.com.br