A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabrio) e a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) participaram, ao longo desta semana, de uma série de reuniões com parlamentares do estado de Alagoas. O objetivo é angariar apoio político para a retomada da agenda do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com o aumento da mistura de biodiesel no diesel fóssil.

No Senado, as entidades se reuniram com Fernando Collor (PROS), e na Câmara conversaram com o líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões; com a líder da bancada de Alagoas, deputada Tereza Nelma (PSDB) e com o deputado Severino Pessoa (PRB). Os parlamentares foram convidados a integrar a Frente Parlamentar do Biodiesel, criada em junho de 2019 e presidida pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Atualmente, a frente conta com o apoio de 188 deputados federais e 3 senadores em exercício.

Ubrabio e Unicafes-AL também estiveram com o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), com quem discutiram a importância da continuidade das ações para a garantia do cronograma do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Já no encontro com a deputada Tereza Nelma (PDSB-AL), as entidades ressaltaram a importância da continuidade do Selo Biocombustível Social. O programa, que compra biodiesel da agricultura familiar e ainda promove acompanhamento técnico e extensão rural, sofre com ameaça de paralisação e extinção.

“Entregamos uma carta aberta ao Congresso Nacional por meio da nossa coordenadora da Bancada. O objetivo é compartilhar a importância da compra desse biodiesel e a retomada desse produto, em fração maior, na produção do biocombustível. Houve uma redução e isso reflete diretamente na nossa categoria e enfraquece todo um segmento”, afirmou Antonino Cardozo, líder da Unicafes Alagoas.

“A participação ativa de representantes a agricultura familiar demonstra a importância do setor de biodiesel não só na produção de combustível limpo, mas também na inclusão social, gerando emprego e renda, além de contribuir na segurança alimentar”, afirmou Donizete Tokarski, diretor Superintendente da Ubrabio.