O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, participou nesta terça-feira (6) do webinar “Uso de Biocombustíveis e seus impactos na saúde”, promovido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Donizete destacou os efeitos provocados pela adoção do biodiesel na saúde da população que vive em grandes centros urbanos.

“Nós temos que sair dessa discussão de preço para entrar na discussão do valor. Um biocombustível, que além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduz as emissões de enxofre, de moléculas altamente nocivas da combustão de diesel fóssil, que aumentam significativamente as internações e promovem a morte de centenas de milhares de vidas”, defendeu o superintendente da Ubrabio.

Estudo da EPE divulgado este ano constatou que, em 2018, a adição de 10% de biodiesel no diesel comum evitou 6,8% das emissões provenientes do setor de transportes na Região Metropolitana de São Paulo, e contribuiu com o acréscimo de nove dias na expectativa de vida da população, além de reduzir 244 óbitos anualmente.

Além disso, Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2008 e 2017, as doenças relacionadas à poluição do ar foram uma das principais causas de hospitalização e exigiram um gasto público de R$ 12,5 bilhões com tratamentos. Somente em 2018, as internações por problemas respiratórios consumiram R$ 1,3 bilhão do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados oficiais. Em São Paulo, cerca de 12% das internações por doenças respiratórias são atribuídas às emissões do diesel fóssil.

Descentralização
Para Donizete, outro impacto positivo provocado pelo setor de biodiesel é o processo de descentralização da renda, cujos efeitos podem ser sentidos na geração de emprego e no aumento da massa salarial, contribuindo para a saúde e alimentação da população.
“O biodiesel é um vetor de desenvolvimento regional. Promove a descentralização da produção, o desenvolvimento no interior do país. Hoje nós temos indústria de biodiesel em 14 estados e nas cinco regiões geográficas brasileiras. Nós temos cinco vezes mais usinas de biodiesel do que de refinarias aqui no Brasil. A cadeia de valor do biodiesel exige serviços técnicos especializados, gera emprego de qualidade no interior, descentralizando essa renda que está concentrada principalmente no litoral e na região Sudeste”, afirmou.

Veja a íntegra da gravação do evento: