O presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein, irá palestrar no Agribio 2013. O evento acontece durante a data de hoje (20) e tem como pauta a agricultura familiar do Norte e Nordeste. Klein vai falar no período da tarde (marcado para às 15h15) sobre “As dificuldades das usinas em investir no Norte e Nordeste”.

O evento do Agribio conta com três painéis e estão presentes representantes da cadeia produtiva do biodiesel, dos trabalhadores da agricultura familiar, do governo, entre outros. O primeiro painel aborda o tema “Quais devem ser as mudanças no Selo Social?, o segundo “Os desafios de incluir o Norte, Nordeste e Semiárido” e o terceiro que acontece na parte da tarde é pautado com o tema “Como alcançar a Inclusão Social de fato nas Regiões mais Necessitadas”.

O painel 1 aconteceu na parte da manhã com o tema “Quais devem ser as mudanças do Selo Social?”. André Machado, coordenador Geral de Biocombustíveis, abordou a pauta “Os próximos passos do Governo”, destacando os novos objetivos do Selo Social, a importância da região Sul para o programa e o Selo Social como fator de desenvolvimento do Norte e Nordeste. Segundo Machado, não tem como desenvolver essas regiões sem o aumento da mistura obrigatória do biodiesel. Machado mostrou estatísticas que comprovam a queda de famílias atendidas de 2010 para 2013.

Segundo Odacir Klein, a discussão sobre o Selo Social é importante, pois, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), tem reflexo em outras áreas, inclusive, nas matérias-primas que não específicas da agricultura familiar, como a gordura animal e o uso do óleo de cozinha.

“Essa discussão demonstra quanto o programa foi gerador de benefícios para a área da agricultura familiar. Além de todos os outros reflexos, esse encontro demonstra esses avanços e a necessidade de correção de rotas. André Machado, na sua palestra, mencionou algo que vem sendo defendido pela Ubrabio, que é a criação de uma câmera temática específica para a discussão das questões referentes ao Selo Combustível Social e Agricultura Familiar”, destacou o presidente da Ubrabio.

O segundo palestrante dessa manhã foi Leonardo Zillio, economista da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e destacou o “Custo do Selo Social para as Usinas”. Antoninho Rovaris, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) foi o terceiro palestrante e debateu o Selo Social para os Agricultores Familiares.

Após a apresentação, os três palestrantes responderam perguntas dos participantes.

Confira a programação do Congresso da Agribio: Leia mais