07/10/2020-A construção de políticas públicas para a introdução de novos biocombustíveis na matriz energética brasileira foi pauta de duas reuniões promovidas pela Ubrabio nesta terça-feira (06/10). Uma com a Petrobras e outra com o Ministério da Infraestrutura.
No encontro online com a Petrobras, o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, propôs um trabalho conjunto, em busca de soluções que serão positivas para o país e reforçou a posição da Ubrabio de apoio ao diesel verde, mas em uma mistura ternária com o biodiesel e diesel de petróleo.
Participaram da reunião representando a Petrobras: o diretor executivo de Relacionamento Institucional, Roberto Ardenghy; e os gerentes Fernando Borges, João Romeiro e Sandro Barreto. Representando a Ubrabio também participaram: o diretor superintendente, Donizete Tokarski; os associados Guilherme Weschenfelder (Olfar) e Leonardo Zilio (Oleoplan) e o consultor técnico, Donato Aranda.
Outro ponto esclarecido foi em relação ao diesel renovável que a Petrobras pretende produzir e incluir na mistura de biodiesel. Sandro Barreto, da Petrobras, explicou que este produto será um diesel que sairá da refinaria já com um teor de HVO, o combustível conhecido mundialmente como diesel verde.
Bioquerosene
No processo de biorrefinaria onde é produzido o diesel verde, também são gerados diversos outros produtos da química verde, além de biocombustível para aviação, o bioquerosene. Por isso, a Ubrabio defende que o marco regulatório do diesel verde precisa integrar também uma política para o bioquerosene.
Este foi o tema da reunião que aconteceu na manhã desta terça com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura. Participaram os coordenadores da SAC Rodrigo Alencar e Rafaela Côrtes.
O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, destacou que, para o Brasil superar a crise pós-pandemia, será importante articular políticas públicas de interesse nacional para valorizar a indústria nacional e atrair novos investimentos.
“Precisamos construir um caminho com previsibilidade e de forma integrada, para o bioquerosene e o diesel verde”, afirmou Tokarski. Ele falou sobre a discussão que está em pauta no Ministério de Minas e Energia, no Comitê RenovaBio, para formulação de uma política pública para o diesel verde e disse que é preciso que o bioquerosene também faça parte desta agenda, considerando que um biocombustível é propulsor do outro.