25/08/2020 – A etapa 3 do 75° Leilão de Biodiesel (L75) promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) chega nesta terça-feira (25/08) a seu quarto dia de negociações. Todo o volume disponibilizado pelos produtores com Selo Combustível Social – 1.166.420m³ – já foi comercializado, mas o processo de recompra realizado pelas distribuidoras para acomodações logísticas vem prolongando a duração do certame e elevando o preço médio do produto que, às 12h30 desta terça, já havia alcançado R$ 4.625,62/m³.

Vale lembrar que ainda resta biodiesel a ser comercializado na etapa que acomoda os produtores sem o Selo Combustível Social.

“O volume comprado corrigiu uma defasagem de estoques zerados, pelo insucesso dos últimos leilões de estoque. O B10 corresponderia a 1.100.000 m³ para o abastecimento do mercado em setembro e outubro”, explica o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés.

Cabe destacar também que existe uma sazonalidade, porquanto a previsão para o último bimestre estima-se menor. Neste sentido, a Ubrabio está analisando cuidadosamente uma proposta para o próximo leilão (L76), visando o equilíbrio entre a demanda adequada e a oferta compatível para que seja alcançado o preço justo que todos desejamos.

A Ubrabio, cujos associados foram responsáveis por cerca de 42% do volume ofertado no L75, ressalta que o certame foi conduzido de forma adequada e equilibrada pela ANP e o Ministério de Minas e Energia (MME), resolvendo definitivamente o impasse da interrupção do leilão anterior e a redução da mistura de B12 para B10, durante os meses de setembro e outubro.

“Acreditamos que o resultado obtido neste leilão responde a todos os questionamentos que foram levantados anteriormente, pelo respeito cuidadoso e solução acertada coordenada pelo ministro Bento Albuquerque (MME) e o secretário José Mauro Coelho (MME), contando com a inestimável contribuição da Diretoria Colegiada da ANP a quem coube identificar os principais entraves e aprovar as soluções cabíveis”, afirma o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.