20/04/2020 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem estruturando uma linha para o desenvolvimento do Programa de Estímulo aos Biocombustíveis (RenovaBio) e incentivo às emissões de Créditos de Descarbonização (Cbios). A informação é do chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis do banco, Mauro Mattoso.

“A ideia é financiar as usinas e estabelecer para elas uma meta de emitir determinada quantidade de CBIOs, dentro de um prazo de 6 a 8 anos”, disse Mattoso em webinar realizada pela Datagro na noite da quinta-feira.

Mattoso explicou que a linha teria também um mecanismo de estímulo, com a empresa sendo avaliada a cada dois ou três anos e, a depender de seu desempenho, tendo um desconto na taxa de juros. “Já tínhamos conversado com algumas usinas, Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), ANP (Agência Nacional de Petróleo), MME (Ministério do Meio Ambiente), mas aí veio a crise e pegou a gente no caminho. Mas não paramos de discutir a linha, achamos que tem potencial muito grande para estimular a emissão de Cbios”, afirmou.

Segundo Mattoso, antes da crise do novo coronavírus, em janeiro e fevereiro, havia o objetivo de “colocar a linha na rua” até o fim do primeiro semestre. “Hoje, não sei dizer”, comentou.

Fonte: Estadão Conteúdo