AUTORES: Felipe Menezes Cairo (LACOL/INT, felipe.cairo@int.gov.br), Carla Reis de Araujo (EQ/UFRJ, carla@eq.ufrj.br), Elizabeth da Silva Figueiredo (LACOL/INT, elizabeth.figueiredo@int.gov.br)

RESUMO: O uso de combustíveis fósseis derivados do petróleo tem causado impactos significativos ao meio ambiente, seja poluindo o ar, devido a sua combustão, assim como em rios e mares, quando ocorre derramamento de óleo. Neste sentido, há algum tempo vem-se buscando formas alternativas de combustíveis que consigam desempenhar a mesma função e que não sejam prejudiciais ao meio ambiente. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) define biodiesel como “combustível composto de alquil ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa, produzido a partir da transesterificação e/ou esterificação de matérias graxas, de gorduras de origem vegetal ou animal”. O biodiesel é um biocombustível obtido a partir da reação de transesterificação, onde a matéria-prima reage com um álcool na presença de catalisador que pode ser básico ou ácido. Dentre as matérias-primas usadas para síntese de biodiesel estão a maioria dos óleos vegetais como: óleos de soja, palma, amendoim, girassol, coco, entre outros, além das gorduras de origem animal, geralmente sebo. Além dos óleos vegetais e gordura animal outra matéria-prima empregada em sua obtenção pode ser os óleos e gorduras residuais (OGR’s). Resíduos provenientes do uso do óleo para fritura de alimentos que ao invés de serem descartados, tornam-se insumos para a obtenção do biodiesel. É preciso salientar que a utilização desses resíduos para geração de novos produtos passou a ser feita recentemente e ainda tem como a obtenção de sabão o seu maior destino. No aspecto ambiental o descarte desses óleos usados quando feito de forma incorreta pode gerar danos em encanamentos, ainda podendo, via esgoto, contaminar rios e mares. Pelo lado econômico, os combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais onerosos devido a sua forma de obtenção e escassez de matéria-prima. Desta forma, este biodiesel, obtido de matérias-primas naturais e recicladas, se torna uma opção ao tradicional. Os álcoois usualmente utilizados são os de menores massas moleculares. O mais utilizado é o metanol, por razões de natureza física e química (cadeia curta e polaridade). Etanol e propanol também podem ser empregados na síntese do biodiesel. O presente trabalho teve por objetivo viabilizar a produção do biodiesel a partir de óleo de fritura, assim como a caracterização das amostras de biodiesel por suas propriedades físico-químicas e FTIR.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 1065