12/07/2019 – A fábrica da Basf em Guaratinguetá (SP) vai aumentar em 30%, a partir do primeiro trimestre de 2020, a produção de metilato de sódio. O produto é um catalisador usado na produção de biodiesel. A multinacional não prevê abertura de postos de trabalho por causa da expansão.

Segundo a companhia, a produção vai passar dos atuais 60 mil toneladas métricas para 80 mil toneladas métricas. O valor do investimento não foi divulgado.

Na prática, o componente químico reduz o custo da produção de biodiesel. No país, ele é produzido pela Basf desde 2011 apenas na unidade de Guará.

A empresa química informou que a expansão é resultado do crescimento do volume de clientes no Brasil e na sul América.

Demissões até 2021
Sobre o anúncio em junho que a Basf vai cortar 6 mil empregos no mundo, o diretor da planta de Guaratinguetá, Patrick Silva, descartou cortes da unidade.

“A unidade da Basf em Guaratinguetá é polivalente, atende em vários segmentos e, desde 2013, aplicou R$ 100 milhões de euros em expansões”, disse em evento nesta sexta-feira (12). Sobre o comunicado com projeção de cortes até 2021, a companhia não divulgou números para o Brasil.

A Basf emprega cerca de 2 mil pessoas em Guaratinguetá, sendo 900 funcionários diretos. Cerca de 60% do total de vendas da multinacional alemã no Brasil são de produtos fabricados na unidade.

Fonte: G1