A poluição tem gerado preocupação e debates nos últimos anos. Um estudo publicado nesta semana, no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, indica que, além de ser prejudicial à saúde, ela também é responsável pela diminuição da inteligência. As informações são do jornal O Globo.

Três pesquisadores chineses realizaram testes de linguagem e aritmética com 20 mil pessoas e constataram que os altos níveis de poluentes estão relacionados com quedas significativas na performance nas provas. Além de apontar que os impactos são equivalentes à perda de um ano de educação, os resultados também indicam que há diferenças entre o funcionamento dos cérebros de homens e mulheres.

– O ar poluído pode fazer com que todos reduzam seus níveis de educação em um ano, o que é muito, mas nós sabemos que os efeitos são piores para os mais velhos, especialmente para aqueles acima de 64 anos, para os homens e para as pessoas com baixos níveis educacionais. Nós calculamos que as perdas podem ser de alguns anos de educação – afirmou Xi Chen, pesquisador da Universidade Yale e coautor da pesquisa, em entrevista ao The Guardian.

Algumas estimativas indicam que a poluição do ar seja responsável por 7 milhões de mortes prematuras anualmente e afete a qualidade de vida de outras milhões, causando doenças respiratórias e pulmonares. Já os impactos sobre as capacidades cognitivas ainda são pouco conhecidos. Outros estudos sobre o assunto já foram realizados e apontaram a relação da poluição com o desempenho escolar, mas este é o primeiro que examina pessoas agrupadas por sexo e idade.

Pesquisa foi realizada na China

Os testes foram realizados em diversas regiões da China entre 2010 e 2014 e as provas realizadas foram comparadas com os dados dos poluentes dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre. Os pesquisadores descobriram que quanto maior o tempo de exposição ao ar poluído, maior é a perda de inteligência, sendo a linguagem mais afetada que a matemática, e homens mais prejudicados que as mulheres.

De acordo com Chen, o novo estudo mostra que a poluição do ar provoca a perda de inteligência, não sendo apenas uma correlação. As mesmas pessoas foram acompanhadas ao longo dos quatro anos, com os níveis de poluição variando entre este período, então outros possíveis fatores, como a genética, foram descartados. Outro fator considerado pelos pesquisadores é a perda cognitiva ocasionada pelo avanço da idade, por exemplo.

– Não existe um atalho para resolver a questão. Os governos realmente precisam tomar ações concretas para reduzir a poluição do ar. Isso vai beneficiar o capital humano, que é uma das mais importantes forças para o crescimento econômico – apontou Chen.

Fonte: Zero Hora