O aproveitamento de biomassas para as áreas da Agroenergia e Química de Renováveis vai ser o tema discutido na 5º edição do Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI), que acontece nos dias 9 e 10 de outubro,  no auditório da CNA, em Brasília/DF.

O evento tem como objetivo estabelecer um fórum de discussões sobre temas relevantes na área de Agroenergia e também na área de química e tecnologia de biomassas; além de dar oportunidade aos colaboradores que atuam nos laboratórios deste centro de pesquisa ou em instituições parceiras, para exporem seus trabalhos. Estão programadas duas sessões de pôsteres com os temas Química de Renováveis e Materiais, Biomassas para Fins Industriais e Biotecnologia Industrial.

Como nas edições anteriores, nesta também teremos na programação o Simpósio Agroenergia em Foco, com palestras e quatro mesas redondas. As mesas redondas integram o setor científico com o de políticas públicas e o setor produtivo. O enfoque do evento é como a ciência pode apoiar a crescente bioeconomia frente às mudanças climáticas. Os temas para o debate serão “Políticas Globais para Biocombustíveis/Bioeconomia frente às Demandas por Sustentabilidade”, “Bioprodutos a partir da biomassa no conceito de biorrefinaria”, “Biotecnologia para aumento de produção e enfrentamento das mudanças climáticas” e, para finalizar as mesas redondas, “Biomassa para Bioenergia, visão do setor produtivo”, explica a pesquisadora da Embrapa Agroenergia e coordenadora do V EnPI, Simone Mendonça.

A abertura do evento será feita pelo Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, logo após teremos palestra com Diretor de P&D da Embrapa, Celso Moretti, e com o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luiz Carlos Correa Carvalho.

Como todos os anos o V EnPI é aberto ao público externo direcionado a pesquisadores, empresas dos setor produtivo, órgãos do governo e estudantes. As inscrições podem ser feitas aqui, o custo de inscrição vai de 25,00 à 70,00 reais dependendo da categoria que você se encaixa, e o período de inscrição encerra-se em 06 de agosto para aqueles que irão enviar trabalho para apresentação, e em 05 de outubro para aqueles que irão apenas participar como ouvinte.

Trabalhos

Na edição de 2018, o EnPI tem como novidade a possibilidade de participação de trabalhos desenvolvidos por parceiros externos, conta Simone Mendonça. Os interessados podem submeter trabalhos até o dia 06 de agosto, na forma de resumo, nas três categorias graduando, pós-graduando ou profissional, em uma das três áreas temáticas: Biomassa para Uso Industrial,  Biotecnologia Industrial e Química de Renováveis e Materiais.  Este ano a avaliação de pôsteres e premiação também será diferente, destaca Simone. “Serão premiados apenas os primeiros colocados de cada uma das 3 categorias em cada uma das 3 áreas temáticas, ou seja, distribuiremos 9 prêmios”.

Mas informações no envio de trabalho.

Fonte: Embrapa Agroenergia

print