Na última terça-feira (12), o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu o 3º Workshop para o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050) coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE), em parceria da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O evento discutiu com os segmentos das indústrias energointensivas, questões relevantes para os cenários do planejamento energético de longo prazo.

Durante o dia, mais de 40 representantes do mercado participaram do evento que foi dividido em duas etapas. Na primeira, uma mesa discutiu sobre o consumo de energia da indústria de minerais metálicos e não metálicos. A segunda mesa debateu a área da química, do papel e celulose, da agropecuária e bioenergia.

Na parte da tarde, os participantes discutiram os assuntos abordados nas mesas. Os temas chaves do debate foram: perspectivas de expansão; inovações e rupturas tecnológicas; autoconsumo; exportação para a rede; verticalização de setores industriais; agroenergia; substituição de energéticos; uso não energético de gás natural e nafta; substituição de importação no setor de fertilizantes; e questões de logística associadas.

Para o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos (DIE) do MME, Ubiratan Castellano, o tema do 3º workshop é essencial. “É muito importante que tenhamos a percepção das trajetórias futuras considerando também as visões dos setores consumidores industriais, os quais compõe hoje cerca de um terço da demanda.”, afirma.

As duas primeiras edições do workshop foram voltadas às políticas públicas, planos e estratégias, contando com a participação de 160 profissionais representantes de 30 Ministérios e órgãos vinculados. Foram apresentadas 159 contribuições de informações que a EPE está processando e inserindo nos estudos do PNE 2050.

Já nessa terceira edição, o foco foi para os setores representativos do consumo de energia, durante o qual foram registradas mais de 50 contribuições dos participantes. O 4º workshop está previsto para o mês de julho e os temas principais serão os cenários nacionais no âmbito energético e tecnológico.

Plano Nacional de Energia 2050

O PNE 2050 é um estudo fundamental para o planejamento de longo prazo do setor energético do País, avaliando tendências na produção e no uso da energia e balizando as estratégias alternativas para expansão da oferta de energia nas próximas décadas.

A consulta pública do PNE 2050 está prevista para contribuições até o fim deste ano no site do MME.

Fonte: MME