AUTORES: Leonardo Bandeira dos Santos (CCT/UNICAP, leoband@hotmail.com), José Severino dos Santos (CCT/UNICAP,joseseverinodossantos@gmail.com), Karina Tavares Roque (CCT/UNICAP, karina.roque03@hotmail.com), KarlaMicaele de Almeida e Silva (CCT/UNICAP, karlamicaele@hotmail.com), Valdemir A. dos Santos (CCT/UNICAP,valdemir.alexandre@hotmail.com).

RESUMO: É comum analisar-se cientificamente as variáveis de um fenômeno isoladamente e, a partir dessa análise, fazer inferências sobre a realidade. Essa simplificação tem vantagens e desvantagens. Quando um fenômeno depende de muitas variáveis, geralmente esse tipo de análise falha,pois não basta conhecer informações estatísticas isoladas,mas é necessário também conhecer a totalidade dessas informações fornecida pelo conjunto das variáveis. As relações existentes entre as variáveis não são percebidas e assim efeitos antagônicos ou sinergéticos de efeito mútuo entre variáveis complicam a interpretação do fenômeno, a partir das variáveis consideradas. A Análise de Componentes Principais (ACP), do inglês Principal Component Analysis (PCA), é uma técnica estatística poderosa que pode ser utilizada para redução do número de variáveis e para fornecer uma visão estatisticamente privilegiada de um conjunto de dados. Esta técnica fornece as ferramentas adequadas para identificar as variáveis mais importantes no espaço das componentes principais. A PCA consiste em reescrever as variáveis originais em novas variáveis denominadas componentes principais, através de uma transformação de coordenadas. A literatura sobre o processo de produção de biodiesel tem mostrado trabalhos priorizando variáveis independentes, sem apresentar justificativas para que tais variáveis sejam adotadas, desprezando-se a utilização de outros fatores que também poderiam ser “relevantes”. O presente trabalho utiliza a técnica estatística multivariada de PCA, aplicada a dados experimentais de transesterificação alcalina de óleo residual de fritura, para mostrar uma ferramenta científica de avaliação de variáveis relevantes,responsáveis pela conversão no referido processo.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 745 (clique aqui)