AUTORES: Germildo Juvenal Muchave (TPQB-EQ/UFRJ, germildomuchave@gmail.com), Nelson Furtado (CBPF, nelsonfurtado1@gmail.com) Donato Alexandre Gomes Aranda (TPQB-EQ/UFRJ, donato.aranda@gmai.com).

RESUMO: Os alcoóis graxos têm apresentado uma diversidade de aplicabilidades em várias áreas industriais. No entanto, a sua produção atual de 50% da produção anual, é alimentada a partir das fontes renováveis. O processo tradicional de produção de alcoóis graxos consiste na hidrogenólise dos ésteres ou ácidos graxos, utilizando principalmente catalisadores de Cu-Cr em condições severas entre 250-300oC de temperatura e 2000-3000 Psi de pressão de H2. Devido as condições severas aplicadas no processo convencional e devido aos efeitos tóxicos do promotor cromo, nos últimos anos cresce o número de pesquisas com objetivo de testar novos catalisadores e novas condições reacionais. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar os catalisadores de Pt/Al2O3 ePtMo/Al2O3 na produção de alcoóis graxos insaturados, através da hidrogenação catalítica do biodiesel de mamona. Para tal, foram aplicadas as condições de temperatura e pressão mais brandas, 120oC– 180oC e 40 bar – 70 bar. Geralmente, os alcoóis graxos são aplicados na fabricação de substâncias tensoativas não iônicas, perfumes, cosméticos, xampus, condicionantes, resinas, na medicina, suplementos alimentícios, produção de biocombustíveis.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 721