O programa “Cientista por um Dia” promovido pela Embrapa Agroenergia, será uma das ações da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Procuradoria Geral da República – PGR em Brasília. Durante seis horas, das 13h às 19h, funcionários e o público que irá a PGR poderá ver a demonstração do processo de transformação do óleo em biodiesel.

De acordo com o Secretário de Administração do Ministério Público Federal (MPF), Lúcio Goís, a ação integra o objetivo da Semana, que é conscientizar os integrantes da instituição para a prática de atitudes mais sustentáveis e aprimorar o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos.

Durante esta semana na PGR estão sendo intensificadas as campanhas de descarte adequado de resíduos e o uso consciente de recursos naturais e bens públicos com foco no eixo dos 3Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reciclar e Repensar).

Além disso, foram distribuídos coletores para descarte de óleo de fritura e para lixo eletrônico no edifício da PGR. Todo o óleo recolhido será encaminhado para o projeto Biguá desenvolvido pela Caesb que, em parceria com a Embrapa, desenvolve o projeto Mover – “Meu óleo vira energia renovável”. O mesmo conscientiza à população de que o óleo deve ser descartado de forma correta e ainda pode virar outro produto, no caso, biodiesel.

“Estamos juntamente com a Caesb e a Ubrabio divulgando a importância de não jogar o óleo residual no ralo e aproveitá-lo para a produção do biocombustível”, destaca o Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville. Ele destaca a ação da Procuradora pela iniciativa de promover o descarte correto desse resíduo que causa prejuízos financeiros para as companhias de água e ambientais.

No Distrito Federal já existem ônibus rodando com B20, ou seja, 20% de biodiesel misturado ao diesel. O biodiesel tem características positivas. É um combustível renovável isento de enxofre, colaborando para melhorar a qualidade do ar que a população respira, gerando empregos no campo, nas usinas, agregando valor às várias cadeias produtivas e colaborando para diversificação da matriz energética brasileira.

Cientista por um dia

O projeto promovido pela Embrapa visa conscientizar jovens e adolescentes sobre as diversas formas de energias renováveis e seus beneficias ao meio ambiente, com foco nas provenientes de biomassa, como biodiesel, etanol e biogás.

Saiba mais sobre o programa e as pesquisas da Embrapa Agroenergia no site www.embrapa.br/agroenergia.

Leia também

Representantes da Mitsubishi visitam usina experimental de biodiesel em Brasília