AUTORES: Mariana Monteiro Fortes (GreenTec/UFRJ, m.m.fortes@hotmail.com), Yordanka Reyes Cruz (GreenTec/UFRJ, yordankabiodiesel@yahoo.com.br), Rene Gonzalez Carliz (GreenTec/UFRJ, reneglez73@yahoo.com.br), Donato Alexandre Gomes Aranda (GreenTec/UFRJ, donato@eq.ufrj.br)

RESUMO: As microalgas são um grupo grande e diversificado de microrganismos unicelulares e fototróficos, e têm atraído muito a atenção mundial pelos produtos naturais valiosos que sintetizam, assim como a sua capacidade para biorremediação de efluentes e o seu potencial para a produção de energia. Isto se deve à possibilidade de sua aplicação comercial em distintas áreas como nutrição animal, saúde humana, tratamento de efluentes, produção de energia (biodiesel) e obtenção de compostos de interesse para as indústrias alimentícia, química e farmacêutica, dentre outras. As microalgas são os organismos fotossintetizantes mais eficazes da biosfera e vêm ganhando destaque pelos benefícios que podem oferecer ao meio ambiente por utilizarem o CO2 presente na atmosfera como nutriente. O cultivo de microalgas é feito desde meados do século XX. A partir desta época identificaram-se diversas metodologias de cultivo, incluindo lagoas abertas, calhas rasas e fotobiorreatores fechados (PBRs). Os recentes desenvolvimentos em engenharia de bioprocessos e uma maior compreensão da fisiologia de algas vêm abrindo os caminhos para as iniciativas de cultivo de biomassa de microalgas, visando aplicações em bioenergia. Porém, em geral os estudos são feito em escala laboratorial, não sendo associado ao cultivo em fotobiorreatores de escala piloto.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Trabalho completo: criar link para o artigo completo (Livro 1, p 91).

Leia aqui