Todo dia 22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro, acontecem ações para estimular as pessoas a se deslocarem sem automóveis no mundo inteiro. Em nosso país, o governo, instituições e pessoas, em diversas cidades viabilizam atividades como: usar veículos não poluentes ao meio ambiente, fechar vias para os carros, mobilizar usuários de redes sociais e divulgar iniciativas nos meios de comunicação.

Uma vida mais saudável é um dos principais objetivos das ações do Dia Mundial sem Carro. A preservação do meio ambiente e consequente melhoria na qualidade de vida nas grandes cidades também podem gerar impactos positivos na saúde individual. Saúde e mobilidade urbana são temas convergentes na sociedade moderna.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos de atividade física diariamente ou, no mínimo, cinco dias da semana. Se a pessoa caminhar ou pedalar apenas nos dias úteis, por exemplo, já atende ao que a OMS indica como necessidade de exercício diário.

Caminhar, andar de bicicleta, alternar trechos de percursos diários entre caminhadas e transporte público, evitar os momentos de estresse e tensão no trânsito são práticas que podem trazer benefícios para as pessoas. Individualmente é benéfico, além de diminuir a quantidade de veículos circulando, engarrafamentos, acidentes e tudo que se relaciona ao trânsito intenso e afeta meio ambiente e pessoas.

Histórico – O objetivo desta data é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, incentivar a diminuição da dependência de motos e mobilizar a sociedade para práticas mais saudáveis. O Dia 22 de Setembro começou a ser celebrado na França, em 1997,e foi adotado por cidades de todo mundo.