Em um acordo de adesão conjunta, a certificadora internacional RSB e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) agora são associadas. As instituições trabalharão em parceria rumo às metas de biomateriais sustentáveis. A Ubrabio está sediada no Brasil e fará parte da Câmara 7 da RSB: organizações intergovernamentais, governos, instituições acadêmicas/pesquisa, agências de aconselhamento e consultorias.

Como parceiras, Ubrabio e RSB estarão engajadas nas discussões e processos de tomada de decisões para promover a sustentabilidade da cadeia produtiva de biocombustíveis e bioprodutos no Brasil.

“Para a Ubrabio, a certificação é um tema importante e que deve ser adequado à realidade brasileira. Essa parceria com a RSB reforça o compromisso com os avanços nos aspectos social, ambiental e econômico e com a qualidade do biodiesel produzido no país, cujo uso está consolidado pela excelência dos parâmetros de qualidade mais restritivos até mesmo que nos EUA e na União Europeia,” comenta o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.

“A RSB considera a Ubrabio como um parceiro-chave para promover a produção sustentável ao longo de toda a cadeia produtiva do biodiesel”, afirma o Diretor Executivo da RSB, Rolf Hogan. “O setor de aviação, particularmente, está investindo na produção de biocombustíveis para alcançar o mais alto padrão ambiental. Trabalhando com a Ubrabio, nós podemos tornar isto uma realidade no Brasil”.

A Ubrabio é uma associação sem fins lucrativos, que atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor brasileiro de biocombustíveis. Fundada em 2007, a organização lidera o segmento. A Ubrabio representa nacionalmente toda a cadeia produtiva do biodiesel e bioquerosene, coopera com a execução de políticas socioeconômicas e contribui diretamente para a substituição gradual dos combustíveis fósseis na matriz energética brasileira; incentivando a agricultura familiar e agregando valor às matérias-primas produzidas no país.

A RSB é uma coalizão independente de multistakeholders globais que oferece soluções de sustentabilidade para biomateriais. O sistema de certificação da RSB é o mais forte e confiável do gênero e verifica se os biocombustíveis e biomateriais são produzidos de forma ética e sustentável e se são de procedência confiável. Os membros da RSB trabalham em diversos setores para definir a melhor prática de sustentabilidade global na produção de biomateriais.

Para mais informações sobre a Ubrabio: www.ubrabio.com.br

Para mais informações sobre a RSB: www.rsb.org