A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem novo presidente. É o veterinário Pedro Granja, vice-presidente administrativo da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). Ele substitui o ex-ministro dos Transportes Odacir Klein e ficará no cargo até 2017.

A posse de Granja ocorreu durante a reunião da câmara dessa terça-feira (8). No encontro, os membros do órgão consultivo do Mapa também foram informados sobre o andamento do estudo que consolidará experiências com diferentes misturas de biodiesel ao diesel mineral, no Brasil e no mundo.

A pesquisa mostrará os resultados de testes em ônibus, caminhões, locomotivas, máquinas e outros equipamentos com biodiesel de diferentes matérias-primas, como óleos de soja, colza, canola, girassol, milho, palma, gorduras animais e óleos residuais.

Conforme dados do Denatran, estima-se que estejam em circulação no país 4 milhões de veículos movidos a biodiesel. O percentual da mistura compulsória de 7% de biodiesel ao diesel vigora desde novembro de 2014. O Brasil tem um mercado regulado, no qual se espera a produção e o consumo de mais de 4 bilhões de litros de biodiesel neste ano.