A Thomson Reuters acaba de divulgar o relatório sobre emissões de gases de efeito estufa das empresas Global 500: o setor de energia de combustíveis fósseis, que revela dados sobre emissões de gases de efeito estufa provenientes de 32 empresas globais de energia, um importante subconjunto das maiores empresas de capital aberto do mundo. O relatório, redigido em colaboração com a BSD Consulting, empresa global de consultoria em sustentabilidade, é o segundo de uma série de relatórios sobre gases de efeito estufa desenvolvidos para proporcionar transparência e permitir uma boa gestão das emissões globais de gases dessa natureza.

Elaborado com base no relatório anterior, este novo documento inclui dados sobre o uso por parte dos consumidores de produtos de uma empresa, denominados dados de Âmbito 3, para apresentar uma visão mais completa da contribuição geral dessa empresa para as emissões de gases de efeito estufa. O relatório revela que 31% dos gases de efeito estufa emitidos anualmente em todo o mundo provêm de 32 empresas globais de energia e do uso que a população faz de seus respectivos produtos.

De 2010 a 2013, as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas 32 empresas de energia e pelo uso de seus produtos aumentaram 1,3%, representando um forte contraste em relação ao “Relatório sobre a lacuna de emissões” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) emitido em 2014, o qual recomendava uma redução de 4,2% dessas emissões no mesmo período para que as temperaturas globais se mantivessem dentro de limites administráveis.

“Desde nosso último relatório, os preços da energia caíram drasticamente, as condições econômicas continuam melhorando e os hábitos de consumo mantêm-se inalterados. Contudo, os dados sugerem que devem ser realizados mais progressos na diminuição das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Tim Nixon, diretor de sustentabilidade da Thomson Reuters e coautor do relatório. “Ainda que as empresas de energia tenham uma grande responsabilidade na diminuição das emissões de gases de efeito estufa, os consumidores e órgãos reguladores também desempenham um importante papel nas iniciativas para a conquista desse objetivo em escala global”.

Além das contribuições do Carbon Disclosure Project e do Climate Accountability Institute, dados de emissões de gases de efeito estufa relatados pelas próprias empresas foram coletados junto a companhias do setor energético e combinados com estimativas extraídas da Thomson Reuters ASSET4, uma fornecedora líder de dados ambientais, sociais e de governança corporativa (Environmental, Social and Corporate Governance, ESG). A ASSET4 reúne dados sobre ESG padronizados, objetivos, quantitativos e qualitativos procedentes de mais de 4.800 empresas de capital aberto.

“O principal objetivo desse relatório é proporcionar mais transparência desse importante setor da lista Global 500 em relação a gases de efeito estufa”, comentou John Moorhead, gerente executivo da BSD Consulting e coautor do documento. “Se desejamos chegar a um equilíbrio entre nossas necessidades energéticas e os efeitos nocivos que geramos para o meio ambiente e as próximas gerações, é de fundamental importância que consumidores e produtores de energia estejam dispostos a reduzir o consumo total de combustível fóssil, particularmente em suas formas mais intensivas de carbono, e atingir ou superar a meta de 1,4% de redução das emissões anuais de gases de efeito estufa”.

Este relatório faz parte do compromisso mais amplo assumido pela Thomson Reuters de apoiar os sistemas operacionais essenciais que dão sustentação ao nosso sistema jurídico, às empresas e à sociedade, os quais são capazes de promover um mundo mais transparente, inclusivo, justo e ético. Para obter mais informações sobre nosso compromisso com a responsabilidade empresarial e a inclusão, visite thomsonreuters.com/about-us/corporate-responsibility/.

Para consultar o relatório na íntegra ou obter mais informações sobre a metodologia e a análise dos dados sobre GHG [Greenhouse Gas (gases de efeito estufa)] 500, visite http://thomsonreuters.com/content/dam/openweb/documents/pdf/corporate/Reports/global-500-greenhouse-gas-report-fossil-fuel-energy-sector.pdf.

Para consultar o relatório publicado anteriormente, Desempenho 2010-2013 de Emissão de Gases do Efeito Estufa das empresas listadas no Global 500, visite thomsonreuters.com/corporate/pdf/global-500-greenhouse-gases-performance-trends-2010-2013.pdf.

BSD Consulting
A BSD é uma empresa global de consultoria em sustentabilidade que fornece liderança em ideias e soluções personalizadas para o gerenciamento de questões de sustentabilidade em empresas internacionais e organizações governamentais. Para obter mais informações, acesse www.bsdconsulting.com.

Thomson Reuters
Thomson Reuters é o provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais. Combinamos ampla experiência de mercado com tecnologia inovadora para disponibilizar informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, de risco e compliance; jurídico; tributário, contábil e de gestão de comércio exterior; de propriedade intelectual e ciência; e de mídia, impulsionada pela Reuters News, organização de notícias mais confiável do mundo. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas bolsas de valores de Toronto (TSX: TRI) e Nova York (NYSE: TRI). Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com.