A conta foi feita pelo consultor técnico da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Donato Aranda, que esteve presente no 6° Encontro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas e Logística, no Rio de Janeiro-RJ, nesta quarta (13). Na palestra “Panorama do Biodiesel no Brasil”, Aranda apresentou a competitividade de preço do biodiesel em relação ao diesel fóssil alcançada em 2015, além das vantagens ambientais do combustível renovável.

“Um dado relevante é o consumo médio de 35 mil litros de diesel/caminhão por ano. Isso permite calcular que cada caminhão abastecido com B20 representa um total de 14 toneladas de emissões de CO2 /ano evitadas. Esse mesmo valor, transformado em plantios de árvores, significa 105 árvores plantadas por ano para cada caminhão abastecido com B20”, explicou Aranda.

O uso de 20% de biodiesel no diesel (B20) que abastece ônibus e caminhões vem sendo incentivado pela Ubrabio, pois tem ações efetivas na melhoria da qualidade do meio ambiente. Além de reduzir as emissões de CO2, o biodiesel é isento de enxofre (S), poluente que agrava o quadro de doenças respiratórias.

Atualmente, todo o diesel fóssil terrestre comercializado no Brasil conta com a mistura de 7% de biodiesel em atendimento à Lei 13.033/2014. Com os crescentes aumentos no preço do diesel fóssil e previsão de aumento da dependência do óleo importado, o biodiesel vem se mostrando cada vez mais vantajoso também do ponto de vista econômico. Hoje, o biocombustível já é mais barato que o diesel fóssil em várias regiões do país.

De acordo com Aranda, os associados do Sindicarga-RJ demonstraram grande interesse pelo uso de B20 e o Sindicarga-RJ pretende enviar representante para participar do Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras, que acontece em Brasília, no dia 21 de maio.

O 6° Encontro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas e Logística foi organizado pelo Sindicarga-RJ e também teve como palestrantes representantes da Mercedes Benz, MAN-Volkswagen, BR Distribuidora, e os deputados estaduais do Rio de Janeiro Paulo Ramos (PSOL) e André Ceciliano (PT), entre outros.

 

 

 

 

Seminário B20 Metropolitano

Realizado pela Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), em parceria com a Embrapa Agroenergia, o Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras reunirá em Brasília, no próximo dia 21 de maio, gestores dos 40 municípios com mais de 500 mil habitantes, além de autoridades ligadas aos setores de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Saúde Pública.

O evento, que tem como público-alvo gestores de áreas diretamente relacionadas à sustentabilidade do país, vai apresentar, por meio de especialistas, os benefícios do uso da mistura de 20% de biodiesel no diesel fóssil (B20) pelo transporte coletivo urbano em grandes cidades e regiões metropolitanas.