O Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC) contribuirá para um salto tecnológico no País. É o que afirmou o presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés. Ele esteve reunido com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, nesta quarta-feira (29), em Brasília.

“Nós enxergamos nas Plataformas do Conhecimento um futuro extraordinário para um salto tecnológico e para o desenvolvimento do País”, afirmou Juan Diego Ferrés. “Através da inovação e do desenvolvimento de plataformas integradas vamos melhorar a competitividade do País, aproveitando os potenciais que o Brasil reúne para toda a produção energética renovável”, disse.

Na reunião, eles também dialogaram acerca do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). “O ministério tem papel fundamental junto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que é promover a continuidade do crescimento do PNPB”, afirmou Ferrés. Estavam presentes o presidente da entidade, Odacir Klein, o diretor superintendente, Donizete Tokarski, e outros dirigentes.

O deputado federal Evandro Gussi (PV-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, também participou das discussões. “Saímos impressionados com a posição do ministro, vendo que ele percebe claramente a sinergia entre os setores – biocombustível e biodiesel – e o interesse público nacional”, disse. “A produção do biodiesel já oferece um campo concreto com experiências consolidadas do potencial que o Brasil possui nesse campo.”

Sobre a Ubrabio

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva destes biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.