O desenvolvimento sustentável na produção de bioquerosene para o setor da aviação foi o tema central do workshop “Alinhamento da Plataforma de Bioquerosene”, que teve início nesta terça-feira (28/4), na Cidade Administrativa Tancredo Neves e se estenderá até quinta-feira (29/4). A abertura do evento foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, que destacou a importância da inciativa para o Estado de Minas Gerais. “O projeto de desenvolvimento da cadeia do bioquerosene tem uma importância estratégica não só econômica, mas também social e ligada à sustentabilidade. Tenho certeza que o mesmo irá mudar a realidade do uso do combustível na aviação do país”, acredita Altamir.

Presente na abertura do evento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Seapa), João Cruz Reis Filho, frisou que a retomada dos estudos ligados à cadeia do bioquerosene em Minas Gerais será prioridade na Seapa. João Cruz disse ainda que o investimento no setor irá beneficiar o agronegócio em geral, pois lida com a recuperação de áreas de pastagens e bacias hidrográficas degradadas, por meio do plantio da macaúba. “Além do fomento à sustentabilidade, a Plataforma Mineira de Bioquerosene também fomenta o avanço tecnológico e do agronegócio em Minas Gerais”, reforça.

A reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares, parabenizou o Estado pela junção dos agentes ligadas ao setor, que segundo a mesma, fazem parte de uma “força tarefa integrada e empenhada para tornar Minas Gerais referência em pesquisas e desenvolvimento da cadeia da macaúba”, afirma.