Óleo de fritura usado em feira agropecuária vira energia limpa A Massey Ferguson – fabricante de máquinas e implementos agrícolas há mais de 50 anos no Brasil –, em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou durante Expointer 2014 a demonstração de uso de energia limpa no campo, apresentando um dos únicos motores do País preparado para operar com 100% de biodiesel.

O modelo está estrategicamente posicionado próximo à Casa da Embrapa, com uma usina móvel na qual, diariamente, óleo de fritura dos restaurantes do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) deixa de ser resíduo para se transformar em combustível. Os visitantes podem acompanhar todo o processo produtivo, desde a filtragem do óleo, limpeza e a produção, decantação e saída do biodiesel.

Em 2013, essa matéria-prima passou a responder por 1% da produção de biodiesel avançando um ponto percentual neste ano. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Rio Grande do Sul foi o maior produtor de biodiesel do Brasil, no ano passado, com 97 milhões de litros.

Segundo Eder, a Massey Ferguson oferece 19 modelos com o exclusivo motor AGCO Power. “Todos eles, a começar pelo MF 4292 HD, estão devidamente preparados para operar com qualquer percentual de biodiesel”, explica.

Além da questão de sustentabilidade, a alternativa possibilita diminuir os custos dos produtores, interessados em produzir seu próprio combustível, deste que é um dos itens mais elevados de uma propriedade rural.