Os dados foram apresentados no Seminário Internacional de Biocombustíveis, em São Paulo

Aprovado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o aumento no custo dos combustíveis gasolina, etanol e diesel entrou em vigor nesta terça-feira (1°). Em todo o Brasil, 14 estados sofreram reajuste do preço na bomba e no Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Os estados afetados foram Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. A gasolina teve maior aumento no estado de Goiás, com alta de 1,39%, já o diesel sofreu maior reajuste no Maranhão, com 6,41% de aumento, e o etanol no Piauí, ficando 7,85% mais caro.

No mês passado, durante o Seminário Internacional de Biocombustíveis, realizado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) em parceria com o World Petroleum Council (WPC), em São Paulo, o consultor técnico da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e professor PhD, Donato Aranda, apresentou um estudo com dados comparativos entre os combustíveis gasolina, diesel, etanol e biodiesel. Os dados consideram o preço médio, a quantidade de emissões de CO2 e outros aspectos como eficiência do motor e energia mecânica disponível. O estudo comparou os dados em duas cidades: São Paulo, por ser o principal centro consumidor do Brasil, e Brasília, por ser a capital do país.

O Seminário teve apoio da Ubrabio e promoveu a troca de ideias para melhores práticas na produção e no uso de biocombustíveis. O presidente da entidade, Odacir Klein, esteve presente no evento e foi moderador do painel “Avanços Tecnológicos na produção de biodiesel”, onde Donato Aranda, Guilherme Giovaneli, da associada à Ubrabio – Amyris, e Patrícia Borges (CARBIO – Argentina), foram palestrantes.

A Ubrabio realizou o estudo em março/2014 e calculou preço e desempenho dos combustíveis a partir de dois períodos distintos: o ano de 2013, tendo como base valores médios de todo ano, e fevereiro/março de 2014, considerando os valores médios desse período. O veículo utilizado como referência foi uma caminhonete com motor de potência 150 cv.

A emissão de poluentes

Quando comparadas as emissões de CO2 entre os combustíveis analisados, os resultados são expressivos. Para cada 100 km que um veículo 100% abastecido com biodiesel de soja (B100) percorre, ele emite cerca de 6,7 kg de CO2. Para percorrer a mesma distância com etanol, a emissão é de 10,2 kg. Assim, um veículo abastecido com biodiesel emite cerca de 30% menos CO2 do que um veículo movido a etanol por quilômetro rodado.

No caso dos combustíveis fósseis, a quantidade de gás carbônico emitida aumenta consideravelmente. Com gasolina, a cada 100 km percorridos, um veículo emite cerca de 24 kg de CO2. O diesel S10, combustível com menos teor de enxofre que o diesel comum no qual é adicionado a mistura obrigatória de 5% de biodiesel (B5), emite cerca de 21,7 kg de CO2. O resultado dessa comparação é que mesmo o diesel S10 emite cerca de três vezes mais CO2 que o biodiesel, e a gasolina, quase quatro vezes mais.

O uso do biodiesel pode diminuir a poluição entre 65% e 72% se comparado ao diesel de petróleo. Além de ser isento de enxofre, reduz significativamente os demais poluentes emitidos pelo diesel fóssil, inclusive os cancerígenos.

Consumir Biodiesel é mais barato

Na comparação de custo para o consumidor, o biodiesel de soja (B100) é o combustível mais barato tanto em Brasília quanto em São Paulo. O custo por quilômetro é de R$ 0,175 e R$ 0,172 respectivamente. Na capital federal, a gasolina e o etanol ultrapassam a faixa dos R$ 0,30/ Km.

Outro cálculo feito pela Ubrabio aponta quantos quilômetros o veículo consegue rodar com R$ 100,00 de combustível no tanque. Em São Paulo, abastecido com gasolina, o veículo roda 329 km, e abastecido com etanol, percorre 368 km. Utilizando diesel S10 é possível percorrer 524 km, mas com biodiesel o veículo pode rodar 581 km. Os dados de Brasília também apresentaram o mesmo panorama: O biodiesel é o combustível mais vantajoso.