O preço médio do biodiesel nos seis leilões realizados este ano pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ficou em 2,08 por litro, queda de 12,7% em relação ao preço nominal médio de 2012, disse hoje a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O valor é também o menor desde a implantação da mistura compulsória no Brasil, em 2008.

De acordo com a Abiove, entre os fatores que contribuíram para a queda de preços estão a grande safra de soja no Brasil, que reforçou a disponibilidade de matéria-prima para o biocombustível, a ampla disponibilidade mundial de óleos vegetais e a significativa ociosidade do parque instalado para a produção de biodiesel no país, próxima de 60%.

Por outro lado, as distribuidoras pagaram às refinarias, em média, R$ 1,60 pelo litro do diesel A (sem a adição do biodiesel) em setembro, alta de 11% em relação ao mesmo mês de 2012. “Esse também foi o valor em agosto passado e a expectativa para outubro é que se confirme a estabilidade de preços”, afirmou a associação, em nota.

As vendas de diesel B (mistura entre biodiesel e diesel mineral) pelas distribuidoras cresceram 5,6% nos primeiros oito meses de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado, para 38,4 bilhões de litros. Desse total, o volume importado, de 7,2 bilhões de litros, representou 19% do consumo brasileiro de diesel, um recorde para o período, desde a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, em 2005.

Ainda segundo a Abiove, o Brasil produziu 245,8 milhões de litros de biodiesel em agosto de 2013, queda de 3,4% ante o mesmo mês do ano passado. Em relação à julho deste ano, houve uma queda de 4,4%. A principal região produtora continua sendo a Centro-Oeste, com 42% do total fabricado, seguida do Sul, com 36%, e do Nordeste, com 11%.