O uso de microalgas vem se consolidando como alternativa viável para produção de biodiesel por meio do conceito de biorrefinaria, que associa a produção do óleo ao uso do resíduo da biomassa em outros processos industriais. Cosméticos, alimentos, fármacos e betocarotenoides são algumas dessas possibilidades.

Essas soluções serão mostradas ao público na próxima edição do evento Terças Tecnológicas, no dia 18 de junho, às 14h30, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), onde funciona o Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (Labim). Apresentam a palestra Microalgas para produção de biocombustíveis a chefe do Labim/INT, Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira (INT), e o pesquisador Paulo Sérgio Salomon, do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Graduada em Química, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Teixeira lidera pesquisas com microalgas desde 2003, na área de Energia do INT. Na palestra, falará sobre aspectos biotecnológicos e econômicos dos cultivos de microalgas para a produção de biodiesel.

Oceanólogo com mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ecologia Aquática pela University of Kalmar-Suécia, Paulo Salomon é professor adjunto no Departamento de Biologia Marinha da UFRJ. Ele abordará a citometria de fluxo multiparamétrica aplicada à biotecnologia de microalgas para produção de biocombustíveis.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como este, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para a sociedade.

Serviço:
Terças Tecnológicas – 2013
Tema: Microalgas para produção de biocombustíveis
Data: 18 de junho
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá – Rio de Janeiro)
Inscrições gratuitas pelo email dcom@int.gov.br
Os inscritos receberão um certificado de participação.


print