O diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, entregou nesta quarta-feira (29), à senadora Ana Amélia (PP-RS), o convite para o evento de comemoração aos seis anos da entidade. Ele esteve no Senado Federal e foi recebido à tarde pela parlamentar gaúcha.

A cerimônia será no dia 11 de junho, às 19h, com um coquetel seguido de sessão exclusiva com a exibição do filme “Faroeste Caboclo”, no Cinemark do Pier 21, na capital federal. O filme é inspirado na música cantada pela banda Legião Urbana, de Renato Russo.

A Ubrabio, presidida pelo gaúcho Odacir Klein, ex-ministro da Agricultura, é uma entidade privada, sem fins econômicos, que atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor de biocombustíveis.

Criada em 2007, a entidade lidera o segmento. Representa toda a cadeia produtiva, coopera com a execução de políticas socioeconômicas e contribui diretamente para a substituição gradual dos combustíveis fósseis; incentiva a agricultura familiar e estimula o valor agregado às matérias-primas produzidas no País.

Para consolidar o biodiesel e o bioquerosene na matriz energética brasileira, a Ubrabio define como principais objetivos o estímulo à produção, comercialização, realização de pesquisas, e a elaboração de projetos e propostas, em especial do novo Marco Regulatório para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que irá contribuir para o aperfeiçoamento e regulamentação de toda a cadeia produtiva.

A representação da Ubrabio compreende produtores do biocombustível e das matérias-primas necessárias à produção. Esmagadores, fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal para a produção de farelos, indústrias de insumos químicos. Tecnologias e serviços relacionados ao setor do biodiesel e bioquerosene também fazem parte do quadro da entidade.