A Boeing anunciou a instalação de seu centro brasileiro de pesquisa e tecnologia no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
O novo Centro de Pesquisa e Tecnologia será inaugurado este ano, após reforma de um espaço já existente no parque tecnológico.
Ele será composto por até 12 pesquisadores e cientistas da Boeing que vão pesquisar e desenvolver projetos de tecnologia aeroespacial com instituições de tecnologia do governo brasileiro, incluindo o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), bem como empresas brasileiras como a Embraer.
Além disso, o Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing Brasil servirá como ponto central de colaboração da empresa com universidades de todo o Brasil, incluindo a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Minas Gerais.
“O ambiente inovador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, a proximidade com instituições de pesquisa parceiras e o apoio municipal tornam o local ideal para o trabalho de pesquisa e tecnologia da Boeing no Brasil”, disse Al Bryant, vice-presidente da Boeing Pesquisa e Tecnologia Brasil.
Sendo o sexto centro de pesquisa avançada da Boeing fora dos Estados Unidos, o Centro de Pesquisa e Tecnologia brasileiro concentrará seu trabalho em biocombustíveis sustentáveis para aviação, gestão avançada de tráfego aéreo, metais e biomateriais avançados, e tecnologias de suporte e de serviços.
A Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo, fabricando jatos comerciais e sistemas espaciais. A companhia emprega 170.000 pessoas nos EUA e em 70 países e, no Brasil, possui escritórios em São Paulo e Brasília.