Mais desenvolvimento para o Bioquerosene no Brasil

Em Conferência da Embrapa, Ubrabio reafirma compromisso com o desenvolvimento da cadeia deste biocombustível

Teve início ontem (11) a Conferência sobre Biocombustíveis para Aviação no Brasil. O evento, realizado pela Embrapa em parceria com a Boeing, Embraer e FAPESP, segue até a próxima sexta (14) com o debate sobre a viabilidade técnica e econômica da utilização de biocombustíveis como alternativa ao querosene fóssil nas aeronaves brasileiras.

No primeiro dia da Conferência, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene – Ubrabio e a Embrapa assinaram um termo aditivo para reforçar a importância e renovar o compromisso com o desenvolvimento da cadeia do bioquerosene para a aviação no Brasil. Para representar a Ubrabio esteve presente o presidente da entidade, Odacir Klein.

Embrapa e Ubrabio já possuem um acordo de cooperação mútua a favor da pesquisa e desenvolvimento do biodiesel. Com a assinatura deste termo aditivo, as entidades reafirmam o interesse pelos combustíveis renováveis de uma forma geral e a parceria no trabalho pelo desenvolvimento da matriz energética renovável no Brasil.

Plataforma Brasileira de Bioquerosene

A Ubrabio assumiu a representação brasileira deste biocombustível em junho deste ano, quando lançou, na agenda da Conferência Rio+20, a Plataforma Brasileira de Bioquerosene. “É o momento de comprovar a viabilidade técnica, principalmente na questão da segurança na aviação, e também comprovando de forma inequívoca todos os benefícios ambientais e a sustentabilidade deste biocombustível. Agora começa a etapa de estruturar a cadeia de produção e comercialização no país”, afirmou na ocasião o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.