Os técnicos do Ministério da Integração Nacional se reuniram nesta terça-feira (1º) com representantes da Evogene Company, empresa de melhoramento genético de plantas. O objetivo do encontro era discutir propostas para expandir e qualificar, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estudos sobre a mamona como alternativa na produção de biocombustível no Semiárido nordestino.

Outras culturas também estão sendo avaliadas para o propósito, como é o caso do agave, uma planta destinada à produção da tequila (bebida tradicional do México). Alguns estudos feitos na Austrália apontam que a produtividade de etanol por hectare à base de agave é bastante superior à cana-de-açúcar, chegando a dobrar.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, juntamente com o secretário Nacional de Irrigação Ramon Rodrigues, e técnicos do Ministério da Integração Nacional estão em missão oficial em Israel para trocar e coletar experiências no setor de irrigação e infraestrutura hídrica. O governo federal anunciará em breve um programa para implantar 200 mil hectares de perímetros irrigados no semiárido.

A Evogeny tem foco na definição do genoma de certas espécies vegetais, com o objetivo voltado para três aspectos: potencializar as melhores características produtivas, permitir melhores práticas de cultivo ligadas a mecanização agrícola e melhores respostas no uso de defensivos agrícolas.