O Brasil é modelo para outros países quando o assunto é energia renovável. Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente, 85% da energia consumida no mundo vem de fontes não renováveis, ou seja, combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. Essas fontes de energia são esgotáveis, ou seja, não há possibilidade de reposição. Aqui no Brasil, o cenário é diferente. Praticamente a metade da energia utilizada, cerca de 50%, é obtida através de fontes renováveis, como a biomassa, a energia hidroelétrica e os biocombustíveis, como o Biodiesel.
Tudo indica que esse número ainda há de crescer. A extensão territorial e os recursos naturais brasileiros podem ampliar a produção de insumos energéticos. A produção de oleaginosas para o Biodiesel, por exemplo, está em crescimento. Novas matérias primas são estudas e descobertas diariamente pelos técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). “Os avanços na substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis, como o etanol e o Biodiesel, servem de modelo e inspiração para outras nações”, destaca o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.
De acordo com Durães, desde 2006, quando foi criado o Plano Nacional de Agroenergia, lançado pelo Mapa, o país se organizou. Foi o primeiro passo para a evolução da substituição do combustível fóssil pela sustentabilidade. Assim, foi criada a Embrapa Agroenergia, uma das ações deste plano. A unidade é responsável pelo desenvolvimento tecnológico para o aperfeiçoamento de matérias-primas para a produção de energia limpa. “Em quase quatro anos de funcionamento, a unidade alinhou sua atuação ao sistema Embrapa, que há 37 anos desenvolve trabalhos de pesquisas com excelência em produção de biomassa”, finaliza Durães.
Assessoria de Comunicação Social
União Brasileira do Biodiesel – Ubrabio
Fonte: Mapa