A Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) do governo estadual de Alagoas vai desenvolver um projeto chamado “Reciclagem de óleo saturado de fritura, com inclusão social e produtiva”. Os principais objetivos do programa estão em minimizar o impacto do óleo de cozinha no meio ambiente e possibilitar a geração de emprego e renda naquele estado.
As ações começam com a conscientização da população acerca do alto potencial de poluição do óleo descartado de forma inadequada. Um litro pode contaminar um milhão de litros de água.
Assim, quando a população tiver aderido à campanha, o óleo arrecadado será colocado à disposição dos recicladores de lixo e suas cooperativas para que seja reciclado e preparado para a produção de Biodiesel.
Outro passo dentro do programa é a capacitação de recicladores de lixo, que começará na próxima segunda-feira (29/11) e se estenderá até o dia 17 de dezembro. Além disso, um folder informativo foi produzido para distribuição e o recolhimento de óleo também já foi iniciado.
Assessoria de Comunicação Social
União Brasileira do Biodiesel – Ubrabio
Fonte: Agência de Notícias do Governo de Alagoas