O encontro, realizado na sede da entidade, em Brasília, estreitou os laços entre os países com foco na transição energética e na valorização da cadeia de biocombustíveis

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) recebeu, nesta terça-feira (17/12), a visita do embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, e o conselheiro econômico da Embaixada da Colômbia, José David Palencia, em sua sede, em Brasília. O objetivo do encontro foi apresentar a política de produção e uso do biodiesel no Brasil, bem como detalhar a evolução das legislações nacionais sobre biocombustíveis como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), o Renovabio e a recente Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/2024).

Na ocasião, o diretor superintendente, Donizete Tokarski, realizou uma apresentação da Ubrabio, a maior entidade representativa do setor de Biodiesel e Bioquerosene no país, da evolução da produção e do uso do biodiesel no Brasil ao longo dos últimos anos, além de ressaltar a importância dos biocombustíveis na matriz energética brasileira e o processo da transição energética e sua relevância para a segurança energética, alimentar, climática, para a saúde pública e para a qualidade de vida da população.

Também foi apresentado o Fórum ProBrasil, uma iniciativa que congrega sete associações da cadeia nacional de proteína animal e a Ubrabio para promover o fomento ao desenvolvimento da agroindústria brasileira, fortalecendo a segurança alimentar, o bem-estar social e o desenvolvimento econômico do país. O presidente-executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra Brasil), que faz parte do Fórum ProBrasil, Décio Coutinho, também estava presente na reunião.

Durante a visita, o embaixador ressaltou que a transição energética é prioridade na agenda de governo da Colômbia. Rivera enfatizou a importância de estreitar laços com o Brasil, que possui um potencial vasto na matriz de biocombustíveis e matérias-primas. Guilhermo Rivera foi deputado federal, assessor presidencial para Direitos Humanos e superintendente distrital de Bogotá. Antes de assumir o posto de embaixador, atuava como ministro do Interior da Colômbia. Advogado pela Universidad Externado de Colombia, é especialista em Direito Administrativo e mestre em Ciências Políticas, Economia e Relações Internacionais.