Executivo participa de mesa na Conferência BiodieselBR

O diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, afirmou nesta terça-feira (3) que o setor tem “pressa” para que o governo efetive as mudanças sinalizadas ao segmento, como a revisão de metas do Renovabio e a antecipação da mistura do biodiesel no diesel fóssil.

Em palestra realizada na Conferência BiodieselBR, Tokarski cobrou maior celeridade do governo e disse que o segmento está preparado para ampliar a produção.

“Estamos em 2023, já deveríamos estar no B15, mas estamos amargando o B12. A pessoa que mais fala no aumento da mistura é o presidente Lula. Entretanto, temos a sensação de que o restante do governo não está tendo a mesma leitura”, afirmou Tokarski.

Apesar das sinalizações do governo, a antecipação da mistura do biodiesel para 15% a partir de março de 2024 ainda não foi anunciada pelo Conselho Nacional de Política Energética.

Tokarski enfatizou, contudo, a necessidade de aprovação do projeto de lei que cria um plano decenal para o biodiesel, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). E acrescentou que a ampliação do percentual do biodiesel gerará benefícios amplos para a sociedade.

Renovabio
Ao comentar sobre o programa Renovabio, Tokarski ressaltou que o modelo atual tem resultado em prejuízos milionários para o setor. Para ele, o setor tem reiterado essa posição ao governo.

“Temos um prejuízo superior a R$ 200 milhões por ano devido a uma falta de regularização dessa política. Precisamos rever isso com celeridade e tornar a política equilibrada. Nós estamos com pressa”, pontuou.