No Fórum do Nordeste, dirigente ressalta benefícios dos biocombustíveis para a sociedade

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, reforçou nesta segunda-feira (4) a necessidade de se abordar as políticas públicas do setor de biocombustíveis pelos valores agregados à sociedade, e não somente em relação ao preço. Segundo ele, a utilização de energia limpa oferece benefícios em termos sociais, econômicos, ambientais e de saúde pública para o país, o que deve ser levado conta no debate sobre transição energética.

“Ao analisar os biocombustíveis, nós não podemos analisar somente como um substituto dos combustíveis fósseis. É muito mais que isso. Temos que avaliar os valores que estão agregados a cada iniciativa que é feita – e isso vale para o etanol, para o biodiesel, para o bioquerosene, para o diesel verde”, afirmou o diretor.

As declarações foram feitas durante a 12ª edição do Fórum Nordeste, em Recife (PE), em que foram discutidos os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas, e que reuniu empresários e representantes do Poder Público.

Nesse sentido, Tokarski reforçou a importância de que o Poder Público divulgue um relatório apontando anual com o valor agregado dos biocombustíveis na matriz brasileira, o que poderia ser discutido por meio de um projeto de lei. “Tem que ser uma associação não só de contabilidade ambiental, mas a econômica, social e de saúde pública, pois é nesse valor que precisamos definir o rumo que queremos para os biocombustíveis”, apontou.

“A gente tem um combustível, ainda, que é um combustível veneno, S500 – de 500 partes por milhão de enxofre – e isso gera problemas não nos filtros dos motores, mas cardiovascular, respiratórios. Milhares de pessoas morrem por ano em decorrência desses combustíveis fósseis”, acrescentou.

Em meio ao debate sobre o programa Combustíveis do Futuro, que consta de um projeto de lei do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), Tokarski ressaltou ainda que o Brasil ainda precisa avançar para dar segurança jurídica e previsibilidade ao setor, de maneira a reverter os retrocessos observados nos últimos anos.