A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, defendeu nesta quarta-feira, 01/03, a ampliação do aumento da mistura de biodiesel ao diesel fóssil, durante audiência com a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) e entidades representativas da cadeia produtiva de biodiesel, dentre elas, a Ubrabio.

“A política do biodiesel faz parte de nossas prioridades. E, claro, levando em consideração o potencial indiscutível que o Brasil tem. Não temos nenhuma controvérsia, pois entendemos que o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que vem desde 2004, na gestão do Governo do presidente Lula, é uma pauta que temos todo o interesse. Vocês podem ter do MCTI um parceiro nessa luta que é de todos nós”, disse a ministra.

O encontro contou com a participação do presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), oportunidade em que o setor defendeu a retomada gradual da mistura de biodiesel ao diesel fóssil, a fim de fortalecer PNPB.

O cronograma publicado na Resolução nº 16/2018, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), estabeleceu o avanço da mistura até o B15 a partir de 1º de abril de 2023. O setor propõe, neste momento, que o aumento da mistura ocorra de forma gradual até atingir este percentual até abril de 2024.

Na terça-feira (28/02), a FBio e entidades foram recebidas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, que na oportunidade também defendeu a pauta de interesse do setor.

Ainda na oportunidade, as entidades entregaram um ofício detalhando os inúmeros benefícios proporcionados pela política do biodiesel, com destaque para a geração de emprego e renda no interior do país, uma vez que mais de mais de 70 mil famílias (por volta de 300 mil pessoas) de agricultores familiares estão integradas à cadeia produtiva, fornecendo matéria-prima.

Em 2021, em todas as regiões do país, as vendas da agricultura familiar ao setor de biodiesel alcançaram o montante de R$ 8,8 bilhões. Ainda disso, os agricultores familiares receberam da indústria do biodiesel assistência técnica e insumos, proporcionando aumento de renda, produtividade e inclusão produtiva.