Surpreendido pela decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de manter o percentual da mistura de biodiesel no diesel fóssil em 10% até março de 2023, o presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que o setor “tomará as medidas necessárias” para reverter essa decisão, que contempla também a introdução do diesel coprocessado, o chamado diesel RX, no mandato do biodiesel. “Nós entendíamos que não seria tomada nenhuma medida no sentido de prejudicar o setor de biodiesel, e, infelizmente, foi o que aconteceu”, disse o deputado durante abertura do seminário “As Externalidades da Política Nacional de Biodiesel, realizado pela FPBio nesta terça-feira (22), no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

A decisão do CNPE foi aprovada nesta segunda-feira (21) e mantém a mistura de biodiesel no diesel fóssil vendido no país em 10% até 31 de março de 2023. A norma em vigência previa o B10 até o fim deste ano, com a retomada do cronograma original a partir de janeiro – com adição de 14%, e de 15% em março – ou de um percentual diferente que fosse definido pelo governo eleito.

Durante o seminário, Lupion anunciou que, na próxima legislatura, não estará mais à frente da FPBio. “Já no próximo mandato, outros caminhos pela frente. Vamos passar a bola para parlamentares mais próximos do novo governo, justamente para facilitar a articulação com o governo que se forma”, disse.

O parlamentar comemorou o protagonismo que a FPBio ganhou nos últimos anos, tendo reforçado a articulação junto aos poderes constituídos, e formado um campo organizado e coeso de defesa da produção de biodiesel no país. “Hoje, a FPBio é uma frente articulada, reconhecida por várias pessoas dentro do Parlamento. Para mim foi uma honra enorme presidi-la e tocar essa pauta dentro do Congresso Nacional”, destacou Lupion.