O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sinalizou nesta quinta-feira (13/10), em reunião com a Embrapa Agroenergia e a Embrapa Meio Ambiente, que irá aprofundar estudos diante do reconhecimento da legitimidade das propostas apresentadas pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, que visam incrementar a participação do biodiesel no RenovaBio, programa de incentivo ao uso de biocombustíveis e mitigação de gases causadores do efeito estufa.

Na reunião desta quinta-feira, que contou com a participação do secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos Filho, ficou definido que medidas apresentadas pela Câmara Setorial sejam motivo de estudo dentro do governo. Entre as quais, a proposta de criar mecanismos para aumentar a elegibilidade/rastreabilidade de grãos dentro do RenovaBio, e a implementação do conceito integral de ciclo de vida dos combustíveis, medida que considera a eficiência energética dos veículos desde o “poço à roda”.

“O aperfeiçoamento dessas medidas certamente trará aos produtores de biodiesel aumento na capacidade de emissão de créditos de descarbonização (CBios), considerando maior elegibilidade das matérias-primas, especialmente grãos, e considerando ainda a maior eficiência energética do biodiesel em relação aos demais combustíveis”, disse o presidente da Câmara Setorial, Donizete Tokarski.

Desde março de 2022, quando a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) assumiu, por intermédio de Tokarski, a presidência da Câmara Setorial, três temas vêm sendo objeto de discussões pelo colegiado: o RenovaBio, o Selo Biocombustível Social e diversificação de matérias-primas. “Apesar de essas políticas públicas serem exitosas e produzirem significativas externalidades positivas, está claro que elas necessitam de aperfeiçoamentos e integração”, disse Tokarski, que também esteve presente na reunião.