O Brasil deve priorizar o uso de biocombustíveis para avançar na transição para uma economia mais sustentável, defende Renato Godinho, chefe de Divisão de Energia Renovável do Ministério das Relações Exteriores.

“O mundo inteiro tem conseguido progressos na descarbonização do setor elétrico. Mas, no setor de transportes, essa descarbonização é mais difícil. Ainda mais no transporte de cargas, que é muito dependente do diesel. Por isso vejo ser difícil imaginar um transporte de cargas sendo feito por baterias elétricas. E, é por isso que a aposta nos combustíveis renováveis, especialmente o biodiesel, é tão importante para se buscar essa descarbonização dos meios de transporte, sobretudo os transportes de cargas e de grandes distâncias”, ressaltou o chefe de Divisão de Energia Renovável do Ministério das Relações Exteriores.

Renato Godinho foi mediador da mesa “Experiências internacionais de uso do biodiesel e benefícios à sociedade”, que marcou o primeiro dia da III Biodiesel Week. Em 2022, após dois anos de eventos online, o evento aconteceu de forma presencial no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados.