Durante abertura da III Biodiesel Week, que neste ano acontece de forma presencial na Câmara dos Deputados, e com transmissão ao vivo pelo Youtube, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Bastos, disse que será preciso trabalhar para retomar o percentual de mistura do biodiesel ao diesel fóssil, conforme resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que previa para 2022 o percentual de 14% de mistura do biodiesel ao diesel comum (B14).

“Sabemos dos gargalos (para desenvolvimento do biodiesel), estamos cientes dos desafios que temos. Tem a questão das matérias-primas (para a produção), a questão da retomada da mistura (de biodiesel). Nós entendemos que retrocedemos nesse quesito, mas por uma questão conjuntural neste ano. Mas precisamos trabalhar para a retomada dessa escala de mistura e chegar aos 15%”, disse o secretário Guilherme Bastos, do MAPA.

Ele ainda afirmou que o governo entende que o biodiesel não é apenas uma fonte energética, sendo importante também para gerar segurança alimentar, empregos e renda para o país. “Entendemos que o biodiesel é um setor preparado para contribuir com o nosso social, gerando empregos, renda, sobretudo na agricultura familiar”, disse.