Segunda-feira, 16 de maio de 2022.

 

A implementação do Programa Nacional de Bioquerosene, instituído pela Lei Nº 14.248, de 25 de novembro de 2021, tende a gerar empregos e renda para o país inteiro, mas será especialmente importante para acelerar o desenvolvimento da região Nordeste. A afirmação é do diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, que será um dos palestrantes no 2º Congresso da RBQAV (Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação), evento que acontecerá de 16 a 18 de maio de 2022, no Hotel WISH, em Natal (RN).

O bioquerosene é um tipo de biocombustível que substitui o querosene de aviação (conhecido pela sigla QAV-1). Ele é produzido a partir de óleos vegetais (como soja), gorduras animais, resíduos urbanos e outras biomassas. Por ser renovável, reduz a emissão de poluentes pelas aeronaves. Atualmente, aviões e helicópteros utilizam QAV-1 ou gasolina de aviação (GAV). Esta possui características diferentes do combustível usado nos automóveis.

Com a substituição do BioQAv (bioquerosene de aviação), além da redução dos poluentes, criam-se inúmeras possibilidades de desenvolvimento para o país, diz Tokarski. “O estímulo à produção do bioquerosene para a aviação vai significar empregos e renda, especialmente para o Nordeste. O desenvolvimento da indústria do bioquerosene será uma importante alavanca para o desenvolvimento da região, sobretudo o turismo”, conta o dirigente da Ubrabio.

Durante o 2º Congresso da RBQAV, que tem parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Tokarski falará sobre “Políticas públicas para o bioquerosene”, demonstrando o que existe hoje de iniciativas governamentais para os biocombustíveis e quais são as dificuldades de implementação do programa. O objetivo, diz o dirigente, é mostrar que a implementação da política não só atende a preceitos ambientais, mas coloca o Brasil na vanguarda das inovações que acontecem nos principais mercados mundiais. “A indústria de bioquerosene vai acontecer no Brasil e, em breve, o nosso país será um grande produtor desse combustível renovável, o que já é uma exigência do mercado internacional”, sublinha.

Debate no 1ª Congresso

O 1ª Congresso da RBQAV ocorreu em agosto de 2019 no curso dos debates pela criação e implementação de políticas públicas para o bioquerosene de aviação, setor que representa 2% das emissões totais de gases de efeito estufa, sendo 1,3% proveniente da aviação internacional.

A professora Amanda Gondim, coordenadora da RBQAV, já alertava para a necessidade dessas políticas para que o bioquerosene, já adotado na Europa e Estados Unidos, decole de vez no Brasil. “Precisamos de previsibilidade de uso e um marco regulatório para alavancar a produção de bioquerosene”, afirmou a coordenadora, lembrado que durante aquele evento o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, apresentou proposta de construção de projeto de lei definindo uma percentagem de biocombustível a ser utilizada pelas companhias aéreas.

2º Congresso

A cerimônia de abertura do evento será no dia 16, às 19hs, com a presença já confirmada de Rogério Benevides, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para mais informações, acesse o site do evento:

https://www.metallum.com.br/2congressoRBQAV/

Também acompanhe as redes sociais da RBQAV:

https://www.instagram.com/rbqav/

https://www.linkedin.com/company/66598264/admin/

https://www.facebook.com/rbqav/?_rdc=2&_rdr