Sábado, 14 de maio de 2022.

 

O diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, visitou esta semana o Grupo Cereal, empresa que produz grãos e biodiesel, e que há um ano associou-se à Ubrabio. Tokarski foi recebido por Evaristo Lira Baraúna, fundador e presidente do Grupo Cereal, e por Adriano Baraúna, vice-presidente. Também estiveram presentes na visita o secretário de Agricultura da prefeitura de Rio Verde, Paulo Martins, entre outros dirigentes do Grupo Cereal e gestores do município goiano.

Em sua agenda em Rio Verde (GO), Tokarski, acompanhado dos dirigentes do Grupo Cereal, se encontrou com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Entre os vários temas que conversaram, foi pedido apoio de Caiado para, junto ao Ministério de Minas e Energia (MME), defender as reivindicações do setor do biodiesel pela volta do cronograma de mistura ao diesel fóssil.

Governador Ronaldo Caiado, Donizete Tokarski, Evaristo e Adriano Baraúna

O Grupo Cereal possui instalações em Goiás e representantes em Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. O grupo conta com 12 unidades armazenadoras em localidades do Sudoeste goiano, além de transportadora própria para garantir agilidade no processo de originação dos grãos.

Fundado por Evaristo Barauna e sua esposa, Selma Jajah Barauna, o grupo Cereal nasceu em 1981, inicialmente como uma empresa corretora de cereais, insumos agrícolas e representação de sacaria. Em 1994, deixou de atuar apenas como unidade armazenadora de grãos e iniciou suas atividades industriais, com o esmagamento de soja, produzindo ração animal e, na sequência, biodiesel.